Você Sabe O Significado de Formação de Preços Pela Percepção do Consumidor?
Identificar os principais atributos valorizados pelos consumidores e seus pesos relativos, nos produtos ofertados, acarreta, sem dúvida alguma, uma enorme vantagem competitiva às empresas que utilizam a ferramenta em precificação
Na decisão de compra de um bem, diversos atributos são considerados pelo consumidor, que os pondera, decidindo-se pelo preço a pagar, de acordo com a estrutura de importância de seus pesos relativos.
Exemplificando, vamos supor a compra de um bilhete aéreo, em que os preços oscilem entre $500 e $700. Se este for o único atributo de decisão, a escolha será, logicamente, pelo menor preço.
Considerando que os preços sejam iguais, mas que os espaços nos assentos sejam diferentes, novamente, a escolha recairá sobre aquele que proporciona maior conforto. Para completar, podemos considerar que este mesmo vôo possa ser feito com ou sem escalas ou conexões.
Numa situação de compra real, os consumidores não escolhem apenas baseados num simples atributo, por exemplo, preço. Eles examinam a escala de valores proporcionados e então, fazem julgamentos ou escolhas a fim de determinar a combinação de fatores que mais os satisfazem.
